Arroz com bacalhau: um prato altamente nutritivo

Hoje apresentamos-lhe um prato de arroz selvagem com bacalhau, acompanhado de alcachofras, judaica verde e feijão. Uma receita muito completo, ideal para manter a linha e eliminar líquidos e toxinas.


Todos os benefícios deste prato


Arroz selvagem


É um alimento muito saudável e nutritivo, indicado em qualquer dieta equilibrada e, graças ao seu alto conteúdo em proteínas, fibras e hidratos de carbono e por seu baixo aporte de gorduras. Podemos diferenciá-lo do arroz branco, porque seus grãos são de cor escura e mais longos, e por seu sabor mais intenso.


Além de fornecer energia de forma natural, este tipo de arroz contém ácido fólico e vitaminas A, E, C, B1, B2, B3, B6 e B12e minerais como potássio, magnésio, fósforo e cálcio.


Bacalhau


É um peixe muito baixo em gorduras e rico em vitaminas e nutrientes de alto valor biológico. Destaca-se o seu rico aporte de proteínas e óleos essenciais Omega 3, muito saudáveis para o nosso sistema cardiovascular.


Além disso, o bacalhau contém muitos oligoelementos como o potássio, fósforo e sais minerais, assim como as vitaminas A, B1, B2, B6, B9, D e e, substâncias que nosso organismo necessita para realizar as funções como a formação de glóbulos vermelhos e o correto funcionamento do sistema nervoso e da atividade muscular.


Alcachofra


Já desde a antiga Grécia, a alcachofra sempre foi um alimento muito apreciado por seus múltiplos benefícios para o organismo.


Tem propriedades digestivas, alivia as dores e a acidez do estômago e ajuda-nos a regular tanto a constipação como expectorante. É usado em muitas dietas, já que, graças às suas fibras vegetais é um alimento saciante que tem, além disso, qualidades diuréticas, reduzindo a retenção de líquidos e eliminando toxinas, ou que é ideal para tratar doenças hepáticas, artrite, gota ou problemas circulatórios. Além disso, traz uma infinidade de vitaminas e minerais e ajuda a reduzir o colesterol.


Judaica verde


Como a alcachofra, os feijões verdes têm um baixo aporte calórico e de muita água, o que adicionado ao seu grande conteúdo em potássio, são perfeitas para eliminar líquidos, toxinas e controlar o peso. Além disso, graças às suas múltiplas vitaminas e minerais, têm uma grande capacidade antioxidante e anti-inflamatória, especialmente se as cozinhar ao vapor, a forma em que conservam suas propriedades.


Feijões


Estas legumes baixas em gorduras são ricas em proteína vegetal de alta qualidade biológica, hidratos de carbono, que nos dão energia, fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e dão uma grande aporte de vitaminas e minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo.


Complete o seu menu de hoje com…



  • Um primeiro prato leve, como uma salada de rúcula, pêra, nozes e queijo, que nos dará um aporte extra de fibra e cálcio.

  • E de sobremesa, um delicioso batido de pêssego com iogurte sabor.

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