Arroz integral com legumes e tomilho

Sua grande contribuição da vitamina C é um dos grandes benefícios deste prato de arroz com cenoura, pimentão e abobrinha, aromatizado com tomilho. Além disso, graças à riqueza em fibras do arroz integral, irá ajudá-lo a depurarte e a ir ao banheiro regularmente.


Todos os benefícios deste prato


Arroz integral


O arroz integral é ainda é mais benéfico para a nossa saúde do que o branco, que já contém uma multidão de nutrientes essenciais para o nosso organismo. Embora a cozinhar este tipo de arroz é mais lenta (entre 30 e 60 minutos) vale a pena ter um pouco de paciência, e incluí-lo em nossa dieta.


O farelo de arroz integral torna-se um alimento muito rico em minerais e vitaminas –traz pró-vitamina A, vitamina B1, B3 e B12, além de ser uma grande fonte de fibra, que nos ajuda a melhorar a função intestinal e para combater a prisão de ventre.


Além disso, a fibra contribui para que seja mais saciante e que se assimile mais lentamente do que o branco, que também mantêm equilibrados os níveis de glicose. Além disso, ajuda a prevenir o colesterol, aumento dos triglicérides e o câncer de cólon.


Cenoura


Rica em ácido fólico, potássio, cálcio, magnésio e vitamina C, a cenoura é uma grande fonte de beta-caroteno. Essas substâncias previnem o envelhecimento precoce das células de vista, são potentes antioxidantes, ajudam a prevenir o câncer, revitalizam unhas e cabelo e proporcionam um bronzeado saudável , reduzindo a possibilidade de queimaduras.


Além disso, a cenoura é diurética, digestiva e, devido ao seu alto conteúdo em fibra, ajuda a regular o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre. Também depura o sangue e ajuda a prevenir a anemia ferropática graças ao aporte de ferro.


Pimenta-do-reino


Esta hortaliça é muito rica em vitaminas A e C, essenciais para a visão, a formação de glóbulos vermelhos, e a manutenção de ossos e dentes.


Além disso, é um poderoso antioxidante que ajuda a diminuir o colesterol ‘ruim’ no sangue, reforça o sistema imunológico, é alcalinizante e fornece um alto conteúdo em fibra, que tem propriedades laxantes , além de contribuir para o controle da glicemia em pessoas diabéticas.


O pimentão é muito recomendável durante a menopausa, pois, além de fornecer cálcio e fósforo, o seu alto conteúdo em vitamina C ajuda a reduzir as ondas de calor , entre outros sintomas deste período.


Abobrinha


Composto por 95% de água, a abobrinha contém uma grande variedade de minerais e oligoelementos, assim como vitaminas, entre as quais se destaca a vitamina C, que ajuda o nosso sistema imunológico, para a reparação de tecidos, para proteger a pele e a prevenir os danos dos radicais livres.


Também é altamente diurético que ajuda em casos de cistite, cálculos renais, retenção de líquidos e hipertensão arterial.


Graças à sua riqueza em potássio tem propriedades depurativas e desintoxicantes, e o seu teor em magnésio ajuda a melhorar as funções cerebrais e a evitar o declínio cognitivo relacionado com a idade.


Tomilho


É uma das ervas aromáticas mais comuns em nossa cozinha para temperar nossas refeições. Com propriedades antioxidantes e digestivas, o tomilho também é considerado diurético, depurativo, anti-bacteriano e anti-viral.


Complete o seu menu de hoje com…



  • De primeiro, sopa de aves, com juliana de legumes e salsinha picada, um prato hidratente e muito remineralizante.

  • E, de sobremesa, sorvete de kiwi.

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