Benefícios da vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico ou fator antiescorbútico, é uma das vitaminas mais conhecidas. Apesar disso, muitas pessoas não consomem as quantidades diárias recomendadas de vitamina C.


A vitamina C é uma vitamina solúvel em água, isto quer dizer que o excesso de vitamina é eliminado através da urina. Assim que pensavam que tomaram grandes quantidades de um dia eram servidos para toda a semana… parem de pensar.


É mais, a ingestão excessiva desta vitamina pode ser prejudicial em alguns casos, podendo causar alterações gastrointestinais, como diarréia e cólicas abdominais.


O ideal é ingerir diariamente alimentos que contenham esta substância. Com um par de peças de frutas cítricas por dia, nós temos o suficiente.


Benefícios e funções da vitamina C:



  1. Intervém na formação de colágeno, na síntese de hormônios esteróides e no metabolismo das gorduras.

  2. Reforça o sistema imunitário.Tem influência sobre a atividade dos leucócitos e macrófagos, células que compõem o sistema imunológico do organismo.

  3. Melhora a cicatrização de feridas e reduz os sintomas causados por reações alérgicas.

  4. Atua no organismo como trasportadora de oxigênio e hidrogênio.

  5. Tem efeitos ANTIOXIDANTES contra a ação dos radicais livres, relacionados ao envelhecimento e desenvolvimento de doenças cancerígenas.

  6. Participa de forma ativa nos processos de desintoxicação que ocorre no fígado.

  7. Inibe a formação de nitrosaminas (substâncias potencialmente cancerígenas) no estômago.

  8. Intervém na manutenção da integridade das gengivas, ossos, dentes e vasos sanguíneos.

  9. Aumenta a absorção orgânica do ferro não hemínico). Por esta razão, é recomendável que, sempre que come espinafre, frutos secos ou leguminosas (lentilha, grão de bico,…etc), todos eles ricos em ferro não heme, tome-se um copo de suco de laranja natural, o qual te ajudará a assimilar o ferro destes vegetais.

Quanta vitamina C é recomendado?


Em adultos, as necessidades diárias recomendadas de vitamina C são entre 75-90mg/dia, e como o organismo não é capaz de fabricá-la deve ser incorporada através dos alimentos.


O que é o escorbuto?


O défice de vitamina C produz o escorbuto, uma doença caracterizada por um quadro de fragilidade dos capilares sanguíneos, o que provoca hematomas, hemorragias, doenças dentais e de gengivas, anemia, dores ósseas, fadiga muscular, doenças da pele, dificuldade de cicatrização, aumento de infecções, tanto bacterianas como virais, etc…


Alimentos ricos em vitamina C:


Abunda principalmente em alimentos de origem vegetal, como os citrinos (laranjas, limões, toranjas,…etc.), outras frutas como o kiwi, groselhas, morangos, framboesas, melão e, em seguida, em verduras e legumes de folha verde, como brócolis, couve de Bruxelas, espinafre, agrião, tomate, salsinha, pimentão, etc…


Os dez alimentos que mais contribuem, por cada 100 gramas, são:


alimentos com vitamina C


Dicas:


Os fumantes equiparados menos vitamina C, por isso uma dica é tomar pela manhã, antes de ter ligado o primeiro cigarro, e ao menos esperar uma meia hora desde o momento de levá-lo ao começar a fumar, para deixar que o corpo consiga assimilá-lo.


A vitamina C é fotossensível, por isso que é destruído com a luz. Se você estiver a preparar um suco de laranja não deixem para depois muito tempo para tomá-lo, para que não perca suas propriedades.


Ao comprar frutas, escolha aquela não muito madura. Com a maturação da fruta vai perdendo vitaminas e aumentando o seu teor de açúcares simples.


Uma alimentação variada e equilibrada, com um alto teor de frutas e legumes, assegura a dose mínima de vitamina C.

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